terça-feira, 4 de setembro de 2012

***SMT registrará boletins de acidentes de trânsito***


A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Superintendência Municipal de Rio Verde, informa que, a partir do dia 27/08/2012 segunda-feira, estará registrando os Boletins de Ocorrência de Acidente de Trânsito “BOAT” sem vítima. A Polícia Militar continuará registrando ambos os acidentes, mas a prioridade dos “os acidentes sem vítimas” será da SMT.

O boletim de ocorrência de acidente de trânsito “BOAT” é sem dúvida, um dos documentos mais importantes produzidos pela Superintendência Municipal de Trânsito. As informações nele contidas poderão ser cruciais no desfecho de um processo judicial de reparação de danos de interesse público ou privado, visto que foram colhidas ou observadas ainda no calor dos acontecimentos, por um agente que tem fé pública.

É através do BOAT que se leva à autoridade policial ou judiciária a notícia dos fatos de um acidente, fornecendo-lhes uma série de dados; nomes de agentes públicos, vítimas, testemunhas, vestígios, instrumentos e produtos de possíveis crimes de trânsito. É também um precioso meio de resguardo da legalidade em que se pautou a ação ou operação do agente público.

A redação do “BOAT” deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto da língua, clareza, concisão, coerência e objetividade. Na redação oficial, não há lugar para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, de uma postagem de um blog ou mesmo de um texto literário. O BOAT deve ser isento de interferência da individualidade da pessoa que o elabora.

O boletim de ocorrência de acidente de trânsito é um documento oficial, portanto, deve seguir os princípios expressos e reconhecidos pela Administração Pública como; legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência. “Lembra ainda o Superintendente de Trânsito, Jorge Pedroso, “que este serviço já era realizado em conjunto com a Polícia Militar desde 2008, afirma ainda que os agentes estão devidamente disciplinados e treinados, para desempenhar esta função tão importante para a população. Os benefícios são notórios, pois o tempo de resposta ficará em média de 20 minutos” explicou.

Os telefones da Central de Operações; 153, 64-3620-2091.
Assinatura: ascom SMT

Nenhum comentário: