segunda-feira, 10 de setembro de 2012

***Rio Verde: Edital de licitação do transporte coletivo é publicado ***

Reportagem de Rafael Martins
E o tão esperado edital para reformular e modernizar o sistema de transporte coletivo urbano de Rio Verde foi publicado, no dia 24 de agosto. O contrato de concessão é de 15 anos, renovável por igual período apenas uma vez. O valor total estimado da concessão é de 3 milhões de reais. A abertura dos envelopes contendo as propostas dos licitantes será no dia 15 de outubro.

Novo sistema de transporte coletivo (informações do edital de licitação)
Hoje o transporte coletivo é operado pela Viação Paraúna, em que só circulam 23 ônibus para atender cerca de 12 mil usuários em 13 linhas.

O número de veículos exigidos no edital para operar nas linhas é de no mínimo 50 ônibus, todos eles adaptados para portadores de necessidades especiais e mobilidade reduzida além de todos serem equipados com ar condicionado;

Fica fixado e estabelecido no edital que o reajuste tarifário, a partir do ano de 2013, a data de 1º de fevereiro de cada ano para a vigência de reajuste, caso haja necessidade e assim decida pelo poder concedente;

O sistema de transporte coletivo terá 15 linhas alimentadoras com atendimentos tipo “circular” (com Terminal apenas no Bairro) ligando os bairros à Av. Pres. Vargas/Centro e retornando ao Bairro;

A cobrança de tarifa será de através de bilhetes magnéticos temporais (Bilhete único)
com reconhecimento e validação no interior dos veículos, permitindo um número ilimitado de viagens dentro do sistema num intervalo de 2 horas a partir da primeira validação do bilhete;

Os ônibus terão pelo menos duas portas, contando com motoristas e cobradores para sua operação;

Linhas de atendimento aos distritos de Ouroana, Riverlândia e Lagoa do Bauzinho, serão integradas ao sistema de Rio Verde.

Toda a frota será equipada com GPS, no qual o CCO (Centro de Controle de Operações) será o responsável por fiscalizar a regularidade dos horários e itinerários. Com o CCO, o sistema de transporte coletivo de Rio Verde deverá dispor, pelo menos, dos seguintes itens de informação ao usuário, como consulta de rotas e horários:

- Internet e Redes Sociais
- Telefone celular (Serviços SMS e WAP)
- Totens em terminais de ônibus ou locais públicos abrigados
- Painel eletrônico afixado no ponto de parada ou terminal de ônibus
- Painel eletrônico afixado no ônibus

Exclusividade
Em julho, a Câmara Municipal de Rio Verde modificou a Lei Orgânica do Município sobre o transporte urbano de passageiros, em que estabelecia a obrigatoriedade do serviço de transporte coletivo ser explorado por mais de uma empresa. A mudança foi aprovada pelo poder executivo após estudos mostrarem inviabilidade financeira, caso mais empresas tivessem autorização para explorá-lo. Ou seja, com a modificação da lei, apenas uma empresa de ônibus vai circular em Rio Verde.

Um estudo elaborado pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) mostrou que a cidade não tem uma demanda de passageiros que justifique 2 empresas de ônibus operando, já que o número de usuários do sistema é de 7 mil/dia. Há o fato também do elevado número de mototáxis na cidade, o que já justificaria uma concorrência com os ônibus. E por último é a viabilidade econômica, já que quase metade dos usuários tem alguma isenção na tarifa, sendo total para idosos e portadores de necessidades especiais e a meia passagem para estudantes. Assim a lei foi alterada, estabelecendo a exclusividade no transporte coletivo.

O edital e seu anexo podem ser conferidos neste link:
Edital de Licitação

FONTE DA MATERIA:http://onibusrmtca.blogspot.com.br/2012/09/rio-verde-edital-de-licitacao-do.html

Nenhum comentário: