quinta-feira, 27 de setembro de 2012

***Ciclista se arriscando em rabeira de caminhão,RIO VERDE ***


FOTO:ILUSTRATIVA
TEXTO E VIDEO TV RIVIERA
Sem equipamentos de segurança e em alta velocidade, ciclistas arriscam a própria vida pegando rabeira nos veículos que transitam pelas ruas e avenidas de Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Nesta semana, a TV Anhanguera flagrou um rapaz realizando a infração, enquanto um caminhão trafegava pela principal via do município em horário de pico. Ele percorreu cerca de 800 metros realizando a manobra arriscada.
De acordo com o instrutor de trânsito Delzimar Machado, durante a rabeira, a bicicleta pode chegar a 50 km/h, o que dificulta ele frear, caso seja necessário. Consequentemente, se o motorista do veículo parar, o ciclista irá sofrer um acidente grave. “Agindo dessa maneira, ele coloca a própria vida e pode ter consequências graves se sofrer um acidente”, declara o instrutor.
Além disso, a manobra é considerada infração de trânsito, que não prevê multa, mas a bicicleta pode ser recolhida. “Nos deparamos com vários casos desse tipo e orientamos o ciclista para não realizar esse tipo de infração, pois, além de correr o risco de sofrer um acidente, ele pode ter o veículo apreendido”, explica o agente da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Fábio Lima.
Preocupado com a própria segurança, o motorista Divino Tavares vai diariamente para o trabalho de bicicleta. Ele afirma que o percurso de 3 quilômetros é realizado com segurança e, por isso, orienta os ciclistas que se arriscam no trânsito a evitar pegar rabeira. “Jamais um ciclista deve fazer uma coisa dessas. Se uma pedra aparecer no meio do caminho, com certeza, ele irá perder o controle da direção, cair e o carro que estiver atrás vai atropelá-lo”, alerta o motorista.

Nenhum comentário: